UMA PAUSA PARA CORPO, MENTE E CORAÇÃO NESTE FDS

UMA PAUSA PARA CORPO, MENTE E CORAÇÃO NESTE FDS

Unimed-BH promove shows e atividades gratuitas em espaços públicos de BH e Betim
Reprodução Iepha

Neste fim de semana, nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, a Unimed-BH realiza o Festival Desperta – Saúde é Atitude, um grande movimento chamando a atenção para a saúde do corpo, da mente e da alma.

A programação – totalmente gratuita – vai acontecer nas praças públicas de Belo Horizonte e Betim, com palestras, shows e atividades variadas.

Serão 31 horas de atividades, com 84 atrações diferentes, sendo 48 esportivas e de bem-estar, 36 culturais e 17 apoiadas pelo Instituto Unimed-BH. Confira:

Divulgação

Desperta em Betim
Na sexta, 31 de maio, vai rolar Orquestra Infantojuvenil de Betim, o violeiro Renato Caetano e o grupo Falamansa, que comemora 20 anos de carreira. Já no sábado, 1º de junho, na Praça Milton Campos, das 9h às 12h30, estão previstas uma edição especial do Circuito Unimed Ativa com aulas de alongamento, caminhada, Tai Chi Chuan e iniciação à corrida; a presença da Escola Supera de ginástica para o cérebro, atividades infantis, aulas de dança, aferição de pressão, glicose e análise de marcha, entre outras. O Giramundo apresenta o espetáculo “A Bela Adormecida”, primeira montagem do grupo de teatro de bonecos fundado pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu Vivacqua.

Desperta em Belo Horizonte

Praça Floriano Peixoto
A mente é o ponto de partida para a realização de várias atividades, que acontecem de 9h às 16h. Destaque para o ciclo de palestra e debates que vão abordar a saúde sob o viés do conhecimento, da lógica e do raciocínio e como uma mente ativa e saudável contribui para o bem-estar e qualidade de vida.

A jornalista Mariana Ferrão vai contar, às 10h, como algumas práticas, como a meditação, o hábito de ser grato e a empatia são ferramentas que levam a uma vida mais plena. Ao longo do dia também estão programados Tai Chi Chuan do Circuito Unimed Ativa, ginástica para o cérebro com a Escola Supera, meditação guiada com Bhrama Kumaris e yoga com a coach e instrutora Carol Rache.

Praça da Assembleia
A programação acontece de 9h às 16h com atividades ligadas ao corpo e a proposta é colocá-lo em movimento. Estão previstas aulas de ciclismo indoor, treinamento funcional, aulas de dança, treino de basquete e uma parede de escalada que tem 5,4 metros de altura.

O Circuito Unimed Ativa, com as aulas de alongamento, relaxamento, caminhada orientada e iniciação a corrida, também está na programação. As pessoas que estiverem na praça poderão ainda aferir a pressão e a glicose e fazer uma análise de marcha.

Haverá uma edição especial da Feira Fresca, que reúne pequenos produtores locais para comercializarem alimentos plantados, colhidos e produzidos em sítios e fazendas de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Crédito Roberto Setton

Praça JK
Às 9h, os músicos Renato Motha e Patrícia Lobato, conhecidos por seus mantras e releituras de músicas conhecidas da MPB, recebem o público. Na sequência, estão previstas várias atrações culturais, como a performance Sanfonástica, da artista Lívia Mattos, a apresentação do espetáculo Bichos do Brasil, do grupo de teatro de bonecos Pia Fraus, e a peça infantil Memórias de um Quintal, da Insensata Cia de Teatro.
Shows:

Entre as atrações musicais estão o grupo Senta a Pua, com um repertório típico das gafieiras da década de 1960; Orquestra BIOS, composta por músicos do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; Batuque Salubre, grupo de percussão formado por crianças e adolescentes do Aglomerado Morro das Pedras, na região Oeste de Belo Horizonte, que integram o projeto Escola de Artes Instituto Unimed-BH; Maurício Tizumba, que se apresenta com o seu Tambor Mineiro e com o Bloco Saúde, que reúne médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A grande atração do dia é Zélia Duncan, que encerra o Desperta às 17h30.

Além da programação musical, na Praça JK haverá uma aula de Lynd Hop, com o grupo Be Hoopers; oficinas de maquetes e de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis; intervenção de palhaços, com a Sociedade do Riso; e contação de histórias da Casa do Beco.

Mobilidade
O evento tem parceria com a Coopertaxi, que vai oferecer 30% nas corridas realizadas entre as três praças durante o festival, e com a empresa de transporte 99, que disponibilizará um código promocional – DESPERTA 99 – para as corridas realizadas nas praças do Desperta.

“Somos uma cooperativa médica que tem o cliente no centro do cuidado e um olhar ampliado da saúde, por isso sempre promovemos ações e iniciativas que estimulem o bem-estar e a qualidade de vida”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.

A programação completa do Desperta pode ser acessada aqui.

Anote:

Festival Desperta Unimed-BH
Data: 31 de maio; 1º e 2 de junho (sexta, sábado e domingo)
Local: Praças JK, Assembleia e Floriano Peixoto (BH) e Praça Milton Campos (Betim)
Programação completa: www.festivaldesperta.com.br

Categorias
ETC...
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR