ENTREVISTA: SCALENE VOLTA A BH DIA 14

ENTREVISTA: SCALENE VOLTA A BH DIA 14

13/05/2016 0 Por admin bhcult

Quando ouvi os primeiros acordes de “Surreal”, música que inaugurou a participação da Banda Scalene no programa Superstar, da Globo, percebi – de cara – que era um som diferente. E especial… Um rock meio pesado, meio melódico, um vocalista dono de um timbre diferente e um jeito particular de cantar. Uma banda cheia de talentos.

Formada por Gustavo Bertoni (guitarra e vocal), Tomás Bertoni (guitarra), Lucas Furtado (baixo) e Philipe ‘Makako’ (bateria e vocal), a banda já está na estrada desde 2009. E de lá pra cá, muita coisa mudou. Em 2016, eles gravaram o primeiro DVD, em Brasília, cidade natal dos integrantes, no mês de março. Lançaram também dois novos singles, das músicas “Inércia” e “Entrelaços” (esta última eu amooooo ♥).

Agora, neste sábado, dia 14 de maio de 2016, eles desembarcam em BH onde vão participar da 1ª. Edição do Circuito do Rock Festival, realizado pelo Circuito do Rock em parceria com o bar Entre Folhas e a produtora Cardápio Musical. Ainda vão rolar shows das bandas Noveora, Desorquestra, Cromossomo Africano e Tianastácia.

Batemos um papo com o baixista Lucas Furtado, o Lukão, sobre a banda e o show em BH:
BH Cult: Como vocês avaliam a evolução do trabalho da Scalene do início até agora? O que mudou? 
Lukão: 
Crescemos consistentemente e estabelecemos uma forma de trabalho que envolve estar ligado em todos os aspectos do desenvolvimento da banda. Isso nos ensinou muito e permitiu termos controle da nossa carreira. Tivemos um bom aumento de estrutura e de responsabilidade, mas continuamos atuando em todos os pontos da nossa carreira, agora em parceria com o selo Slap, da Som Livre.

BHC: Muita gente critica programas em que o resultado é dado através de votação popular. Mas, vocês, mesmo sem ter ganhado o Superstar, viram a banda crescer muito no país depois da aparição na TV. O que acham disso?
L: Não ligamos muito para críticas em relação à isso. Entramos no programa para mostrar nosso trabalho autoral, que desenvolvemos desde 2011, e tivemos um excelente feedback de público e da crítica. Utilizamos o programa como uma ferramenta a nosso favor e a repercussão disso é o reconhecimento de muito trabalho duro e dedicação, e somos muito gratos a isso. Quem critica essa forma de divulgação está perdendo a oportunidade de conhecer gente muito talentosa no mercado brasileiro em diversos estilos musicais.

BHC: O que os fãs de BH podem esperar do show? Teremos alguma novidade ou surpresas pro Festival?
L:
Muita energia e diversão. Vamos tocar as duas músicas que lançamos esse ano “Inércia” e “Entrelaços” e as favoritas da galera. Vai ser um show imperdível!

Conversamos ainda sobre outras bandas de rock legais do país, e o Lukão fez, pro BH Cult, uma listinha de algumas que vale a pena conhecer:  SupercomboFar From AlaskaHoverSelvagens À Procura de LeiAlaskaMedullaINKYStereophantRivera,
TrampaAlarmes e Dona Cislene.

Agora em maio, rolou o lançamento do documentário “Em busca do Éter”, dirigido por Guilherme Guedes, que mostra os bastidores da produção de “Éter”, segundo álbum da Scalene. O filme foi exibido no último dia 7, no Canal BIS.
#ficadica Vai rolar uma reprise neste sábado, 14, às 12h.

Acho que se eu fosse montar um top 7, das minhas músicas preferidas da Scalene, seria assim (na verdade, a minha ideia era um top 5, mas num consegui, hehehehehe):

  1. Terra
  2. Silêncio
  3. Entrelaços
  4. Surreal
  5. Inércia
  6. Sonhador II
  7. Danse Macabre

Muito bom saber que o Brasil ainda produz música de qualidade e tem tanta gente talentosa, né? Dá um orgulho na gente ♥

Sobre o Circuito do Rock Festival
Data: 14 de maio, sábado, de 19h às 2h
Local: Distrital (Mercado Distrital do Cruzeiro): Rua Opala, s/nº, Cruzeiro. BH – MG
Ingressos: 2º lote – R$50
Vendas: https://www.sympla.com.br/crf
Realização: Circuito do Rock, Entre Folhas, Cardápio Musical
Patrocínio: Claro
Apoio: Trupe Gaia, 98Fm