POLARIZAÇÃO É O TEMA DO NOVO HQ DE LAERTE E COUTINHO

POLARIZAÇÃO É O TEMA DO NOVO HQ DE LAERTE E COUTINHO

Epidermia é o nome do quadrinho lançado por pai e filho

Laerte e Rafael Coutinho, pai e filho, criaram, em meio à pandemia, a HQ Epidermia, sobre a polarização política no Brasil e a possibilidade de encontrar caminhos comuns em meio a contradições, desinformação, falta de empatia e afeto.

Coutinho é um importante nome na cena de quadrinhos autorais no Brasil, autor das graphic novels Cachalote (2010), Mensur (2017) e da série O beijo adolescente. Já Laerte, há mais de 40 anos, produz tirinhas, charges e cartuns que refletem as mudanças políticas e  sociais do país.

O processo
De casa, cada um produziu metade da HQ deixando espaços no papel para o outro complementar. Depois, as páginas eram trocadas. Encontros virtuais marcavam as discussões em torno do projeto, em que o público não só acompanhava o processo de criação, como podia dar pitaco e sugerir alterações.

Os artistas ainda conversavam sobre técnicas de desenho, mercado de quadrinhos, bloqueio criativo, entre outros. No final de cada live, quem estava acompanhando e desenhando de casa passou a enviar espontaneamente seus trabalhos e a trocar contatos pelo chat. “Virou um projeto de todos. Os encontros se tornaram um retrato do desejo das pessoas de se juntarem para criar, não só para assistir e consumir conteúdo”, comentou Rafael em entrevista à Revista Trip.

Veja agora uma palinha da nova HQ:

Categorias
destaqueETC...
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR