PLATAFORMA ALBANOS E CASA OLEC PROMOVEM CURSOS CERVEJEIROS

PLATAFORMA ALBANOS E CASA OLEC PROMOVEM CURSOS SOBRE CERVEJA

Estão disponíveis cursos básicos e mais elaborados
Foto: Luciana Chein

Somos a Bélgia brasileira, amamos cerveja e ela praticamente está no sangue do belo horizontino, que muitas vezes que ir além da degustação, quer entender mais sobre a bebida e até mesmo fazer produzir a sua própria bebida. Para atender os anseios dos cervejeiros a casa O.L.E.C e a Plataforma Albanos oferecem cursos que prometem nos transportar para o mundo das cervejas.

Assim como os cursos de gastronomia proporcionam os primeiros passos na cozinha para os iniciantes do fogão, a Casa O.L.E.C. promove um curso no dia 19 de agosto (domingo), para ensinar os passos básicos para quem deseja ingressar no universo das cervejas artesanais. Seu objetivo é apresentar conteúdos sobre suas características e peculiaridades e também sobre a importância na escolha de equipamentos e ingredientes selecionados. O curso tem duração de um dia, sempre aos domingos – 9h às 18h – com aulas teóricas na parte da manhã e práticas à tarde. Cada aluno recebe uma apostila para ter acesso às informações e acompanhar os instrutores e fazer anotações e tirar dúvidas e aprende detalhes sobre cada ingrediente e sua importância, a moagem e cozimento dos grãos, fervura, litragem, preparação das leveduras e tudo o que envolve uma produção caseira, com detalhamento de cada passo que envolve uma produção na panela. “A aula inclui uma Introdução à cultura cervejeira, informações sobre insumos utilizados para produção e também equipamentos e instrumentação, mostra detalhadamente o processo de produção, incluindo a hidratação e manipulação do fermento e também o processo de envase. E, ao final, todos os alunos recebem uma certificação”, detalha, Mateus Caetano, um dos sócios da Casa O.L.E.C.

Anote!
Curso de produção caseira de cervejas artesanais da Casa O.L.E.C.
Data: 19 de agosto – domingo
Horário: 9h às 18h
Local: Rua Raimundo Correa, 210 – bairro São Pedro – BH
Valor: R$350,00 l Inscrições: pelo site da casa O.L.E.C

Cacá Lanari

O recém-reinaugurado Albanos Hub Cervejeiro, no Sion, tem agora um andar dedicado a aulas, palestras e degustações dirigidas. A Escola de Cerveja tem parceria com a Academia Sommelier de Cerveja, com programação que inclui desde workshops até cursos mais intensivos.

O grande destaque da agenda é o curso Extensão em Estilos, em três fins de semana, um a cada mês, em associação com o Instituto Science of Beer, de Florianópolis (SC). “Os alunos vão se aprofundar no conhecimento dos estilos de cerveja, passando por seu histórico e procedência, além de degustações de rótulos importados ícones de cada estilo”, conta a beer sommelier Fabiana Arreguy, diretora da Academia Sommelier de Cerveja. A próxima aula está marcada para o fim de semana dos dias 18 e 19 de agosto.

Com carga horária de cem horas, divididas em aulas semanais, no período de um semestre, o curso Sommelier de Cerveja abrange todo o universo da cultura cervejeira. O cronograma inclui tópicos como história da bebida, ingredientes, harmonizações, glassware, serviço de chope, entre outros. As aulas semanais começaram no dia 6 de agosto, mas os alunos ainda podem se matricular.

Para quem quer aprender a fazer cerveja em casa, o curso Produção Caseira vai direto ao ponto. É oferecido com regularidade, sempre no último sábado de cada mês, mediante demanda. A duração é de oito horas.

A parceria entre o Albanos e a Academia rende ainda o curso Beer English Class, com quatro aulas por mês, de 1h30, nas noites de terça. “Trabalhamos as ferramentas da língua inglesa, mas sempre com literatura, debates, degustação e avaliações voltadas à cerveja. É uma inovação, sem nenhum curso igual no país”, descreve Fabiana.
A Plataforma Albanos de Cerveja tem também parceria com a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), de Blumenau (SC). Os planos são oferecer o curso Master em Estilo, pela primeira vez fora da capital da Oktoberfest.

Anote!
Albanos Hub Cervejeiro
Endereço: rua Pium-Í, 611, Sion
Mais informações:  (31) 3281-2644  l albanos.com.bracademiasommelierdecerveja.com.br

Categorias
Gastronomia
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR