PIZZA DO KOCTUS ABRE AS PORTAS NESTE FERIADO

PIZZA DO KOCTUS ABRE AS PORTAS NESTE FERIADO

Casa tem como foco o estilo napoletano, com massa de farinha italiana e insumos de primeira linha

Todo mundo conhece o Ricardo Koctus, baixista da banda mineira Pato Fu. Mas o que nem todo mundo sabe é que ele também é um pizzaiolo de mão cheia. Tanto que abre nesta quinta, dia 31, seu novo empreendimento gastronômico: a Pizza do Koctus.

O amor à culinária e o acaso foram o que levaram o músico a montar o negócio. “Minha esposa Ana gerenciava uma pizzaria de um amigo nosso e, um belo dia, ela me ligou pedindo que eu fosse ajudá-la, pois dois pizzaiolos haviam faltado ao trabalho e a casa estava cheia. Mesmo sem saber fazer pizza, fui ajudar e fiquei trabalhando na montagem. Gostei tanto que pedi que me deixassem ser freelancer como pizzaiolo aprendiz. Trabalhei lá por um mês, cobrindo as folgas “, conta Ricardo.

Lá não se fazia a massa e, então, o curioso Koctus começou a pesquisar como fazer a massa tradicional, com água, farinha, fermento e sal.  “Comecei a fazer na casa de amigos, depois uma festinha. Quando vi já estava nos eventos de rua. Fiz um curso com o mestre Ivano Sommadossi, italiano que mora em Santa Catarina e veio a BH trazido pelo outro mestre, Eduardo Maya. Ali ganhei o universo”, comenta.

E assim, foi plantada a primeira semente da Pizza do Koctus. “Com um forno simples para pizza, passamos a fazer umas festas de amigos e estivemos em diversos eventos nas ruas de BH, como Amadoria, Aproxima, Feira do Bem, entre outros. Daí, não paramos mais”.

“A ideia de montar a pizzaria mesmo surgiu no ano passado. Nos eventos que participávamos, o retorno das pessoas era sempre positivo. Elas perguntavam se tínhamos um local fixo e isso nos motivou. Mas, o momento nos travava. Até sermos procurados pela Relines, dona do bar do Primo, nos oferecendo uma parceria. Ela já tinha o ponto, está no mercado gastronômico há muitos anos, então, isso viabilizou esse momento”.

Segundo Koctus, o foco é tentar chegar o mais próximo da pizza napoletana, hoje considerada patrimônio mundial pela UNESCO. “Para isso, é preciso seguir algumas regras. Nem todas vamos conseguir fazer à risca, mas sempre tentaremos ser o mais fiel possível. Trabalhamos, por exemplo, com farinha Italiana tipo 00, cuidamos para uma maturação mínima de 48h, o que deixa a massa muito mais leve e de fácil digestão”.

Crédito: Luana Buenano

“Nossa pizza tem uma borda crocante por fora e macia por dentro. Procuramos manter um equilíbrio entre recheio e massa. É preciso compreender que a massa é a grande protagonista da pizza.  Além disso, é claro, trabalhamos com insumos de primeira linha”, finaliza.

A Pizza do Koctus vai funcionar às quintas, sextas e sábados, das 19h às 23h30, na Rua Santa Catarina, 656, Lourdes.

Anote!

Pizza do Koctus
Endereço: Rua Santa Catarina, 656, Lourdes
Funcionamento: de quinta a sábado
Horário: Das 19h às 23h30

 

Categorias
Gastronomia
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR