PIRATAS LANÇA NOVO CARDÁPIO E NOVA CARTA DE DRINKS

PIRATAS LANÇA NOVO CARDÁPIO E NOVA CARTA DE DRINKS

O menu com referências de diversas partes do mundo

O favorito da noite: Groggy Jack Sparrow: (cocktail exclusivo)
Rum blanco, bitter Cynar, suco de limão capeta, suco de laranja Bahia, xarope de demerara, refrigerante artesanal de gengibre, bitter Angostura Aromatic, alecrim flambado.

Com objetivo de oxigenar o cardápio e torná-lo o grande chamariz da casa, o bar Piratas reformulou toda a sua gastronomia. As mudanças na casa começaram com a contratação do bartender Conrado Salazar, um dos maiores nomes da especialidade em Minas Gerais. Logo em seguida, o chef Kiki Ferrari foi convidado para reformular e assinar o novo menu. Para completar, a casa também redesenhou sua marca, trazendo um conceito mais moderno para harmonizar com todas as novidades do bar e da cozinha.

Estivemos na casa para conferir as novidades, e cá entre nós, o cardápio está surpreendente, cheio de sabores completamente fora da caixinha. Os drinks contam com releituras de clássicos  e também coquetéis autorais e como não podia deixar de ser, são cheio de história já que essa é uma das marcas registradas da cabeça pensante por trás deles. Para esta carta Conrado brincou com o conceito da pirataria, mesclando a cultura destes navegadores dos séculos XIV a XIX com o conceito de pirataria digital. Com isso, o gin e o rum foram as bebidas que tiveram mais destaque na carta. Por influências, tomou a coquetelaria latina/caribenha clássica e um flertou com a coquetelaria Tiki, esta criada nos EUA no início dos anos 1930, inspirada pelo imaginário que envolvia as paradisíacas praias polinésias. “Essa ponte entre as escolas caribenha e Tiki se alicerça em pontos comuns para ambas: a origem tropical, o fato de usarem e abusarem do rum e a típica refrescância de seus coquetéis”, explica o bartender.

“Além de técnica e criatividade, Conrado estudou História e tem um profundo conhecimento da origem das bebidas e dos povos que as criaram. Ele conseguiu combinar tudo com técnicas modernas de elaboração dos cocktails”, ressaltou o sócio da casa, Marlon Saraiva.

O chef Kiki Ferrari usou o conceito da pirataria para criar um cardápio globalizado, usando especiarias e comidas típicas, que antigamente eram saqueadas em diversas partes do mundo. Dentre as novidades do menu está o Xpeto, que é um sanduíche de pão de alho com o espeto à escolha do cliente, acompanhado de cheddar furioso, batata palha, barbecue de goiabada caipira e parmesão; Pança do bucaneiro, que são fatias de panceta enrolada e pururucada ao creme agridoce de pimenta suave com gengibre, o Buffalo chicken, que são tiras de frango empanadas ao molho buffalo picante amanteigado e acompanhadas de sour cream  (foto) de cebola refrescante que é simplesmente perfeito. Nossa editora de cultura já até pediu para criarem um Delivery só para comer esse prato todos os dias da vida!

Há, ainda, o Tortuga burgers, que são minicheeseburgers servidos no espeto, com barbecue de goiabada caipira e fatias de cheddar no pãozinho especial assado na brasa. E a Espada do capitão: 250g de picanha, 150g de calabresa e mais 100g de bacon, acompanhados de chimichurri, barbecue de pimenta biquinho e farofa. Tudo isso, servido em uma espada de verdade!

“O chef Kiki Ferrari é um dos mais capacitados e criativos profissionais da nova geração. É especialista em culinária rústica, como churrasco, defumação, fogo de chão e parrila. Assim como os piratas de séculos atrás, Kiki aproveitou os sabores e elementos de várias regiões do mundo e testou várias combinações até chegar em um cardápio único, que vai dos pratos clássicos aos mais inovadores”, destaca Marlon.

A experiência que tivemos foi sensacional, uma verdadeira aula de que comida  e bebida de qualidade e que se completam pode tornar sua noite incrível. Vida longa ao Piratas e sim, super vale a visita.

Anote!
Piratas – Food x Beer x Drinks
Endereço: Rua Alberto Cintra, 80, bairro União
Funcionamento: Ter a Qui: 16h às 0h30 | Sex e Sáb: 15h às 1h | Dom: 15h às 23h

Categorias
destaqueGastronomia
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR