PARADA DO ORGULHO LGBT COLORE AS RUAS DE BH DIA 14

PARADA DO ORGULHO LGBT COLORE AS RUAS DE BH DIA 14

Movimento reúne festa e protestos com o tema "Não aos retrocessos! Revivendo Stonewall"
Divulgação

Neste domingo, 14 de julho, com concentração a partir das 11h, BH recebe a 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT, para relembrar o início do movimento, com o tema “Não aos retrocessos! Revivendo Stonewall”.

A temática retratada tem dois pontos principais: o primeiro a comemoração dos 50 anos do levante de Stonewall, que marcou o surgimento do movimento social organizado LGBTI e consequentemente das paradas no mundo. O segundo será de denúncia aos retrocessos nos direitos e de rememorar as lutas do passado, fortalecendo as do presente.

“Nossa responsabilidade é histórica e social para manter acesa a chama que mobilizou e fez o mundo saber que lésbicas, gays,bissexuais, travestis e transexuais estão presentes no mundo”, explica Azilton Viana, presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS/MG), órgão organizador da Parada LGBT de Belo Horizonte.

Viana destaca também que a luta e a reivindicação são elementos constitutivos do movimento LGBT desde seu surgimento. Para ele, não se pode abrir não da cobrança e de exigir que as demandas e necessidades das pessoas LGBT fiquem à margem ou mesmo esquecidas.O momento atual do país será lembrado. “Não abriremos mão de sermos protagonistas e sujeitos de nossa própria história e haverá luta enquanto a cidadania não for um status real para os LGBT. Não nos calaremos e denunciaremos o aprofundamento da crise instaurada no país”, completou.

Crédito Andrezza Caja

Como a Parada também é um dia de festa, a programação inclui shows, performances e muito mais. O Grupo Teresa é uma das atrações (12h45),  fundado em 2010, a banda mineira de samba e pagode é formado somente por mulheres, tanto na parte artística, quanto na gestão e produção, afirmando o lugar das mulheres nesse estilo musical.

O show é recheado de sensações, com canções autorais variadas: samba, ijexá e pagode, ritmos presentes nas composições da banda, que passeiam por diferentes referências em suas criações. Ainda, releituras de sambas atemporais são aposta para os palcos, sempre privilegiando músicas que foram escritas e interpretadas por mulheres.

 

Confira a programação completa:
11h – DJ Kaio Olliote
11h -DJ Mallu Oficial
11h50 – Cia Top Ousadia – Transvest
12h – Banda Mascucetas
12h15 – Igor Tomate
12h30 – Drag Maleta
12h35 – Polaris e Safira
12h45 – Grupo Teresa
13h10 – Femmenino
13h15 – Kayalla Panther
13h20 – Stefany Leafar
13h30 – Vini Baruk
13h50 – Drag Elektra
13h55 – Drag Color Evellyn Loren
14h20 – Eleganza – Coletivo de Drags
14h25 – Aysla Pirv
14h30 – Sthephanny Di Mônaco
14h45 – Grupo de Stiletto Angels
15h30 – The Pulso in Chamas

A concentração será na Avenida dos Andradas e a Parada segue em direção à Rua Guaicurus, passando pela Rua da Bahia, até a Avenida Amazonas, atravessará a Praça Sete e chegará à Praça Raul Soares. Mais informações no site da Parada.

Categorias
ETC...
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR