MONOBLOCO AMPLIA ATUAÇÃO E FORMA BATERIA 100% MINEIRA

MONOBLOCO AMPLIA ATUAÇÃO E FORMA BATERIA 100% MINEIRA

Um dos principais grupos do Carnaval vai montar uma equipe em BH para participação de eventos na região
Crédito: Taty Larrubia

A Oficina Monobloco BH está a todo vapor! São noventa pessoas que participam das aulas comandadas pelos mestres cariocas Celso Alvim, C. A. Ferrari e Ernani Cal, semanalmente às quartas-feiras, para transmitir o conhecimento e a experiência de quase duas décadas de Monobloco.

Mas, tem uma novidade: além de preparar batuqueiros para o Carnaval 2020, a oficina está preparando intérpretes, professores e mestres locais, garimpando talentos para formar um time na cidade.

“A bateria mineira do Monobloco toca no Carnaval de Belo Horizonte desde 2017. Já arrastamos mais de 1 milhão de pessoas, somando o público dos últimos três anos. BH tem um potencial enorme para eventos de rua, que ocorrem não apenas no Carnaval, mas durante o ano. Por isso, nós queremos mais: vamos montar um time local, com músicos mineiros, para que o Monobloco possa batucar na cidade durante o ano inteiro”, explica Celso Alvim, um dos fundadores e mestre do Monobloco.

A estreia deste formato será no dia 24 de agosto, sábado, quando irão fazer uma participação especial no ensaio da Bartucada, das 13h às 20h na Quadra da Bartucada.

A apresentação terá como convidado o músico, cantor, compositor e instrumentista, Erick Marliere, que há 20 anos faz parte do cenário musical de Belo Horizonte como vocalista das Bandas Sambatôa, Bloco Balanço e Jukebox.

Em 2016, Erick cantou no desfile do Monobloco e, desde então, passou a fazer parte do time como canário local nos eventos na cidade.

Crédito: Taty Larrubia

Oficina Monobloco BH
A oficina teve início em maio de 2016, realizando o seu primeiro desfile em Belo Horizonte na terça-feira do Carnaval de 2017, no entorno do Mineirão. Desde então, vem capacitando batuqueiros locais.

Para participar não é necessário ter experiência musical prévia. A metodologia desenvolvida pelo Monobloco é direcionada tanto para não músicos quanto para aqueles que já tocam e querem se aprimorar. “O Monobloco parte do princípio de que qualquer pessoa é capaz de se aproximar da música. E isso fica muito claro nas oficinas. Em BH, temos alunos que estão conosco desde a primeira, realizada em 2016. E a cada ano recebemos mais e mais pessoas, de todas as idades, querendo aprender a batucar”, conta o mestre Celso Alvim.

Nas oficinas, os alunos têm a oportunidade de experimentar diferentes instrumentos na primeiras aulas para depois escolherem o que melhor se encaixa no seu projeto pedagógico. O conteúdo inclui exercícios de musicalização, ensino da técnica de cada instrumento e prática de ritmos e repertório.

Além disso, são oferecidos material audiovisual e apostilas para apoio no estudo em casa. Os instrumentos trabalhados são agogô, chocalho, tamborim, caixa, repique e surdo. Um diferencial é que o Monobloco disponibiliza os instrumentos para os alunos fazerem as aulas.

As aulas da Oficina Monobloco BH acontecem às quartas-feiras, a partir das 19h, no Granfino’s (inscrições podem ser feitas pelo e-mail oficinamonobloco.bh@kappamakki.com.br.

Sobre o Monobloco
Criado em 2000 pelo grupo Pedro Luís e a Parede, C.A. Ferrari, Celso Alvim, Pedro Luís, Mário Moura e Sidon Silva, como uma oficina carnavalesca, hoje é um dos blocos mais procurados no Carnaval do Rio de Janeiro. Tem o diferencial de usar instrumentos de escolas de samba para tocar ritmos como o funk, coco, xote, marchinha, ciranda e charm. Com o sucesso nas ruas do Rio, o Monobloco passou a fazer shows em todo o país. Atualmente, possui três CDs gravados e dois DVDs.

Por trás de toda a criatividade e qualidade sonora do Monobloco está a formação de batuqueiros nas oficinas de percussão, que é a base de tudo. “A gente tem como missão promover a educação musical. Nossa ideia, desde o início, era criar uma bateria bem organizada”, pontua Celso Alvim, fundador e maestro da bateria do Monobloco. A iniciativa deu tão certo que se instalou também em São Paulo e Belo Horizonte, além de seguir formando batuqueiros no Rio de Janeiro, há 20 anos.

Anote!

Ensaio da Bartucada – Participação especial Bateria Monobloco BH
Data: 24/08, sábado
Horário: das 13h às 20h
Local: Quadra da Bartucada – Avenida Dom pedro II, 3337, Caiçara/BH
Ingressos: R$30,00
Vendas: Sympla

 

Categorias
Música
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR