LENDA DA CAPITAL PERMEIA NOVA HISTÓRIA DO CELTON

LENDA DA CAPITAL PERMEIA NOVA HISTÓRIA DO CELTON

HQ traz de volta Maria Papuda, a mulher com bócio que teria morado no Palácio da Liberdade e rogou praga quando foi retirada de lá
Divulgação

“Mistério na Cidade Universitária” é o nome da série de quatro revistas que o quadrinista Celton vai lançar até o final de setembro, em parceria com a Una. A inspiração veio da lenda de Maria Papuda, uma das mais antigas da capital.

Havia um casebre, onde hoje fica o Palácio da Liberdade, em que vivia uma mulher que sofria de bócio, aumento da tireoide, popularmente conhecido como papo.

Quando o arraial foi desapropriado para construção da sede do governo, Maria Papuda recusou-se a sair de sua casa, foi expulsa e lançou uma praga sobre o futuro palácio. “Quem morasse ali morreria e, quem assumisse o estado em ano par ou sofreria algum tipo de acidente ou teria uma morte repentina”, dizia.

“Na minha história, Papuda volta no tempo atual para reclamar a posse do terreno, já que se sente a legítima dona do Palácio e da praça da Liberdade. Para isso, vai até a universidade atrás de um professor de Direito para obter orientação jurídica. A partir daí, vem o meu jeito de contar história, com muita ação e mistério”, explica Celton.

A história foi dividida em quatro exemplares e, por causa da parceria com a Cidade Universitária Una, se desenrola nos prédios das unidades Aimorés, Guajajaras, Liberdade e João Pinheiro, nas imediações da Praça da Liberdade.

Celton, que na verdade se chama Lacarmélio Alfêo de Araújo, é um artista conhecido na capital. Visto frequentemente pelos sinais de trânsito da cidade com sua placa tradicional, é responsável por todo o processo de elaboração das revistinhas, dos desenhos à comercialização.

É criador, roteirista e desenhista do gibi que leva o mesmo nome e também o responsável por divulgar, distribuir e vender as HQ. Desde 1998, já lançou mais de 30 edições, com cerca de um milhão de exemplares vendidos.

Suas publicações trazem detalhes de prédios e ruas de BH, aguçando o imaginário popular de forma criativa e original.

Nas próximas semanas serão lançadas as outras três edições que completam a série e, por fim, o mistério da cidade universitária será revelado. Quem ficou curioso e quiser conferir as revistinhas, elas estão disponíveis nas entradas dos prédios da Cidade Universitária Una.

Categorias
ETC...
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR