FUEGOS FESTIVAL ACONTECE NO DIA 11 (SÁBADO)

FUEGOS, O MAIOR FESTIVAL DE COZINHA AO AR LIVRE DE MINAS, ROLA NO DIA 11

Cinco toneladas de alimentos serão preparadas durante o evento

Minas tem uma relação toda especial com o fogo, ela vem desde a época dos tropeiros, onde era a forma possível de preparo dos alimentos e hoje se transformou uma grande paixão dos aficionados por gastronomia.No fogo é possível preparar desde as maravilhosas e tradicionais carnes a legumes e sobremesas e é esta gama de possibilidades que torna o Fuegos o festival mais foda do Estado.

O evento chega a sua terceira edição cada vez mais impressionante e falo isso de carteirinha, já que participei de todas elas. Para mim o Fuegos não é só um evento de dia inteiro que se vai para comer e beber bem, isso já é relativamente comum em BH, o Fuegos se destaca porque ele te provoca uma experiência. Tudo ali é pensado e respectivamente produzido para que a gente se sinta perto do fogo, perto desta ideologia de que o alimento é muito mais do que simplesmente saciar a fome. “Aqui fazemos preparos de forma primitiva, tudo no puro fogo, resgatando as técnicas milenares com métodos de preparo inovadoras pelos maiores entendedores do assunto” explicou Marcelo Wanderley, um dos idealizadores do festival.

Para quem ainda é iniciante no Fuegos, basta dar uma lidinha nos nomes dos assadores que você vai perceber que são pessoas que amam o que fazem e passam dias e dias elaborando novas formas de levar até você uma experiência que vai te fazer ficar contando os dias para a próxima edição. E essa paixão não vem apenas dos assadores – que são chefs super conhecidos – a organização do evento também é feita por caras que amam aquilo ali, que brilham os olhos em pensar em novos sabores, em botar a cabeça para funcionar com o objetivo único de surpreender.

Agora que o Fuegos foi devidamente apresentado, a gente te conta como ele vai rolar. Será no sábado 11/05 no espaço Bela Vista (antigo Hangar 677), das 14h às 22h e vai contar com a presença de muita gente boa, de Minas e também de fora dela. Vamos ao que interessa, a escalação do Fuegos III:  O chef Djalma Victor , comandante do OssO Mind the Bones, vai assar na brasa a carne preferida dos mineiros, a de porco, que já é sucesso em seu restaurante e no evento vem assinada pelo  Saudali. Ivo Faria (Vecchio Sogno) e Emmanuel Ruz (Mon Caviste) ficaram a cargo de uma costela de porco, enquanto Flávio Trombino (Xapuri) irá comandar uma estação de tropeiros. Felipe Galastro (Templo Cervejeiro da Backer),  pretende impressionar o público pela grandiosidade de sua estação. Isso porque ele montará um túnel com mais de 300kg de costela  assada. Quem também está preparando uma estrutura suntuosa é Sandro Massa. Especialista em cortes e assados, o mineiro de Divinópolis vai criar um varal de carrés usando o dry hub.

Gael Paim (Baixo Lourdes), trará para o Fuegos o beer can chiken, método no qual um frango inteiro é grelhado na brasa com o auxílio de uma lata de cerveja parcialmente cheia. Já seu colega Antônio Marreta, responsável pelo cardápio da recém-inaugurada Torresmaria, no bairro Floresta, vai provar que hambúrguer e churrasco podem ser uma combinação perfeita com seu famoso burger de angus. Outro nome de peso da gastronomia mineira que está no casting é Léo Paixão (Glouton,  Nicolau Bar da Esquina e Nico). Ele assina o preparo de deliciosos espetinhos de coração de pato.

A genuína cozinha italiana aparece no evento por meio do chef Paratella Matheus (D’Agostim di Paratella). O ítalo-mineiro, vai cozinhar um fusilli All’amatriciana. Os chefs Kiki Ferrari (Chefn’boss) e Júlio Costa vão usar como inspiração a Temaskal. Neste antigo ritual, índios norte-americanos e dos povos inca, maia e asteca, usavam pedras quentes, esquentadas no fogo e, com o vapor da alta temperatura mesclado ao perfume de ervas medicinas adicionadas a água, purificavam o corpo de forma natural, para desobstruir os poros da pele, dilatar os vasos sanguíneos, eliminar toxinas, estimular o aparelho respiratório e imunológico, além de limpar mente e espírito. Só que no caso dos chefs, a técnica das pedras quentes será utilizada no preparo de carnes de animais selvagens caçados em ambientes inóspitos como selvas e florestas. “Rememorar esta técnica milenar é uma forma de ilustrar a importância que o fogo teve para nossos ancestrais, como um elemento de forte importância vital”, explica Kiki. A sobremesa fica por conta de Nayara Faria (La Palma). Em sua estação o público poderá degustar a banana flambada com doce de leite Viçosa.

O time de fora também tem talentos impressionantes na escalação: os chefs Roberto Ravioli (Empório Ravioli e Casa Ravioli e Globo) e Carlos Bertolazzi (Zema Café  e SBT), ambos atuando em São Paulo, já confirmaram presença. Ravioli preparará  uma tradicional porchetta romana. Essa será desossada e recheada com a própria carne, temperos, ervas aromáticas e depois assada. Já Bertolazzi , ao lado do mineiro André de Melo (Bravo Catering), vai montar um varal com carnes de pato, que serão servidas  acompanhadas do tradicional arroz feito com a ave.

Também estão confirmados Paulo Yoller (Bão Bão Baby e Meats – São Paulo/SP), que fará o ‘bão recheado’ de pulled pork, sanduíche taiwanês que ganhou o mercado paulistano; Saulo Jenning (Casa do Saulo – Santarém/PA), responsável  por trazer para os mineiros o sabor da autêntica costela de tambaqui; e Sae Kim (New Shin La Kwan – São Paulo/SP), que mesclará iguarias do churrasco coreano com o bife ancho, um dos cortes sul-americanos mais tradicionais da gastronomia.

O argentino Alejandro Peyrou, à frente da churrascaria Açougue Central, na efervescente Vila Madalena (SP), irá oferecer, em sua estação, porções com cortes especiais de Wagyu. Originária do Japão, essa carne é considerada a mais nobre e saborosa do mundo devido a seu alto grau de marmoreiro (gordura entremeada). Também vem de fora para o Fuegos, o paulista Roberto Barcellos (Beef & Veal Consultoria), incumbido de levar para a brasa cortes especiais de angus.

Para César Godoi, head de marketing do Saudali, frigorífico responsável por toda a carne de porco utilizada no evento, o festival mostra a força da gastronomia. “A gastronomia mineira é sem sobra de dúvidas uma das nossas maiores riquezas e perceber o crescimento de um festival que leva ao público boa mesa e experiências é muito bom. O Fuegos tem em seu cerne valores que são imprescindíveis no Saudali: qualidade, inovação e experiências, por isso pelo segundo ano aceitamos o convite para estarmos juntos nesta empreitada que já é sucesso” contou Godoi

Cultura Fuegos

Além dos preparos nas estações dos chefs assadores, haverá ainda apresentações de rock com a Fuegos Rock Band, da qual fazem parte os principais músicos de BH, incluindo o bateirista do Pato Fu, Glauco Mendes; e show com a banda Falcatrua, que inclui, no repertório, grandes sucessos de Tim Maia. Também fazem parte da programação apresentações com DJs, intervenções culturais, espaço Fuegos Store, Fuegos Kids, wine e gin bar.

Para bebericar

A seção de bebidas é um destaque a parte.  A cervejaria Wals e seus vários rótulos acompanharão as delícias produzidas pelos chefs, com destaque para  um chope exclusivamente preparado para o Fuegos. O rótulo, ainda em segredo, será feito pelo mestre cervejeiro da Wälls, Célio Gutstein, em parceria com o mestre pimenteiro da De Cabron, Marcelo Prado. “Será uma receita inusitada, com sabor, refrescante e imponente”, antecipa Gutstein. Haverá também um lounge da Budweiser com long neck à vontade para os frequentadores. Vinhos da Casa do Porto e um Bar de Gim também farão parte da festa.

Os ingressos estão no 2º lote ao preço de R$ 290 (masculino e feminino). Os vouchers dão direito ao consumo livre nas estações (open food*) e de cerveja, água e refrigerante, além de toda a programação musical. As vendas são feitas tanto no site Central de Eventos quanto nas lojas físicas de BH, Contagem e Sete Lagoas e também no restaurante Osso (Rua São Paulo, 1984 – Lourdes).

Anote!

FUEGOS III

Data: 11 de maio de 2019, de 14h às 22h

Local:  Bela Vista – Rua Henriqueto Cardinalli, 121, Olhos D’Água. BH/MG

 

Categorias
Gastronomia
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR