FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE TIRADENTES VAI ATÉ 1º/SET

FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE TIRADENTES VAI ATÉ 1º/SET

O evento faz parte do Projeto Fartura - Comidas do Brasil

Um dos eventos mais esperados do ano começa nesta sexta-feira.O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes chega à 22ª edição e ocorrerá  entre 23 de agosto e 1° de setembro, com cerca de 200 atrações gastronômicas, em estandes de chefs e produtores, cozinhas ao vivo, aulas, palestras e eventos requintados com cozinheiros convidados.

Entre os destaques estão os Festins, jantares que voltam a ser protagonizados por chefs relevância nacional, como: Marcelo Petrarca (DF), Alberto Landgraf (RJ), André Mifano (SP), Morena Leite (SP), Henrique Gilberto (MG) e Marco Gil (CE).

No Festival, os estandes se dividem entre a Praça da Rodoviária e a Praça Campos das Vertentes, com pratos variados. Na Praça da Rodoviária estão confirmados: Caio Soter, do Alma Chef; Janaína Barrozo, do Cabernet Butiquim; Naiara Faria, do La Palma; Mariana Oliveira, do Roça Grande; e Rodrigo Zarife, do Ro.ZA Bistrô. Já a Praça Campos das Vertentes homenageia a gastronomia da região, com chefs e restaurantes de Tiradentes: Vicente Teixeira, da Estalagem do Sabor; João Lombardi, do Ora-pro-nóbis; Mariana Cavalcanti, do Plano B; Lucas Pereira, do Cultivo; Fabiana Porto, da Taberna dos Inconfidentes; Luiza Lacerda, do Biroska; e Wanderson Martins, da Cia. do Boi.

As praças também sediam o espaço Origem ao Prato, onde chefs convidados preparam receitas em tempo real, que podem ser degustadas pelos visitantes. Entre os nomes estão: Ivo Faria, do Vecchio Sogno; Elzinha Nunes e Márcia Nunes, do Dona Lucinha; Cristóvão Laruça, do Caravela; Caio Soter, do Alma Chef; Bruna Martins, do Birosca; Juliana Duarte, do Comida Boa; Fred Trindade, do Tragaluz; Leonídia Bezerra, do Pau de Angu; Carla Josiane, do Du Elvas; Luiz César Costa, do Luth Bistrô; Cláudio Ruas, do Casal Gastrô e Valéria Tarôco, de São João del-Rei.

Na Praça do Conhecimento haverá os espaços Interativo – onde o público terá aulas como a de pães, da DuPain, de Belo Horizonte; ou de confeitaria, com os chefs Rafael Pires e Nara Andrade, do recém-inaugurado Mia (Tiradentes) – e Degustação, com palestras de especialistas em gastronomia, entre eles, Eduardo Girão (Belo Horizonte) e Juliana Ustra (Porto Alegre, RS), falando de queijos e chocolates brasileiros; o pesquisador gastronômico Rusty Marcelini (Belo Horizonte), coautor do quinto volume do livro “Fartura – Expedição Brasil Gastronômico”, recém-lançado; e Elzinha e Márcia Nunes, abordando o legado Dona Lucinha e o famoso prato jacuba, uma comida tipicamente tropeira. A Pousada Escola Senac também recebe aulas ao longo da programação.

Quem quiser levar ingredientes garimpados de diversas regiões de Minas pode passar no espaço Produtos & Produtores. Estarão lá: embutidos, pães e queijos do Casal Gastrô, geleias da Du Elvas, massa artesanal Tarôco, cachaça Velho Ferreira (Bichinho), pé de moleque da Barraca Vermelha (Piranguinho), linguiça de cordeiro da Cordeiro & Cia (Sítio Urucum, Lima Duarte), as guloseimas da Doces Bom (São Tiago), queijos do Capril Rancho das Vertentes (Barbacena), queijos do Capril Santa Cecília (Itaguara), entre outros. A programação artística dá a trilha sonora perfeita para o evento, com shows e performances.

Receitas para o Festival

A Wäls preparou uma novidade para surpreender os paladares mais aguçados durante a 22ª edição do Festival. Para integrar a sobremesa oficial do circuito gastronômico, a cervejaria criou o Gelatto Wäls Dubbel com chocolate trufado. A receita, para maiores de 18 anos, foi elaborada com a  Wäls Dubbel. “Para a Wäls não existem limites na criatividade e expansão das experiências de sabor. O nosso propósito é levar a novidade gastronômica, que faz parte do DNA da marca, para o maior encontro de chefs de Minas Gerais, e harmonizar a receita – desenvolvida especialmente para o evento – com os momentos únicos que ele proporciona”, explica Arnaldo Garcia, gerente de comunicação da Wäls.

E as novidades não param por aí. A cervejaria  e a Plataforma Fartura Comidas do Brasil apresentam ao público a Wäls 301, feita com o típico limão doce da região de Tiradentes, acrescido à receita campeã de Witibier com sementes de coentro.  A bebida será vendida exclusivamente durante o Festival Gastronômico.

Anote!
22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
Data: até 1° de setembro
Local: Tiradentes/MG

Categorias
Gastronomia
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR