FESTA DA QUITANDA E FESTIVAL DA GOIABADA NESTE FIM

FESTA DA QUITANDA E FESTIVAL DA GOIABADA ROLAM NO FIM DE SEMANA

Os eventos ocorrem em Barão de Cocais

Com entrada franca, acontece nos dias 05 e 06 de maio, sábado e domingo, na Vila Colonial de Cocais, em Barão de Cocais/MG, cidade situada a 93 km de Belo Horizonte, a VIII Festa da Quitanda & VII Festival da Goiabada. A tradicional Festa reúne as duas grandes referencias da culinária local, hoje reconhecidas como patrimônios imateriais – as quitandas e a goiabada, em dois dias de sabor, arte e delicias.

A esperada festa abre as portas da cidade para receber turistas de todas as partes e fortalece a responsabilidade cultural, diante de tradições locais de raro valor. Preservar história e memória gastronômica, com receitas de família, perpetuadas de geração em geração ou, pratos que surgem, repaginados, diante da criatividade das gerações atuais. A iniciativa idealizada pela EMATER-MG de Barão de Cocais, valoriza, ainda a agricultura da terra e seus frutos, utilizados nas receitas que ainda sobrevivem do delicioso sabor original. Riq

Todo o trabalho junto às quitandeiras, não se restringe ao período das festas. Acontece durante o ano inteiro. Além do apoio direto aos agricultores familiares, vê-se o incentivo ao conhecimento e reconhecimento da importância dos “Primórdios da Cozinha Mineira” – nome, alias, que corresponde a um importante livro, coordenado pela especialista e pesquisadora Vani Pedrosa e que resgata, mapeia e preserva os hábitos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais.

Programação
04 de maio, sábado:
8h – início das atividades. Café da manhã e Praça de Alimentação
14h – oficina aberta “Modo de fazer goiabada cascão”
15h – apresentação da Orquestra Big Band Funcec
16h30 – Concurso de Quitandeiras Mirins
21h – show – Forró Trio

05 de maio, domingo:
8h – caminhada ecológica “Pelas trilhas do Barão”
8h – início das atividades. Café da manhã e Praça de Alimentação
10h30 – apresentação do Coral Infantil Maestro Yolando dos Santos
11h – oficina aberta “Modo de fazer goiabada cascão”
12h – premiação do Concurso de Quitandas
16h – Banda DR4

Concurso de quitanda
No final de semana anterior ao evento, foi realizado o Concurso de Quitandas, no Casarão do Cartório (Vila Colonial de Cocais). O resultado será divulgado durante a festa. O concurso reuniu 32 quitandeiras e quitandeiros, em 60 pratos, em uma seleção primorosa, rica, variada e exemplar. O concurso foi dividido em quatro categorias: Bolos e Tortas, Pães e Roscas, Biscoitos e Rosquinhas e, neste ano – como novidade, a partir da avaliação, demanda e escolha das próprias quitandeiras junto à organização do evento na edição anterior -, a categoria das Quitandas salgadas. A nova categoria já chegou mostrando que Barão de Cocais brilha, igualmente, na criatividade para a culinária salgada.

Para os bolos e tortas, a goiabada da região – reconhecida como patrimônio imaterial, foi ingrediente obrigatório. Nos pratos de todas as categorias, as quitandeiras utilizaram, segundo o regulamento, pelo menos um ingrediente da Agricultura Familiar, produção própria ou de terceiros, informada na receita impressa.

Anote!

VIII Festa da Quitanda & VII Festival da Goiabada
Data: 05 e 06 de maio, sábado e domingo
Local: Vila Colonial de Cocais – Barão de Cocais – Minas Gerais
Entrada Franca
Informações: 31 38377635 e  31 991659778

Categorias
Gastronomia
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR