FARTURA TERÁ SEMANA REPLETA DE ATRAÇÕES GASTRONÔMICAS

FARTURA TERÁ SEMANA REPLETA DE ATRAÇÕES GASTRONÔMICAS

Evento reúne chefs, produtores e profissionais da gastronomia de todas as regiões brasileira

Um dos festivais mais esperados de BH, o Fartura, chegou cheio de sabores e novidades. Além dos dois intensos e tradicionais dias  que contam com aulas shows experiências gastronômicas e o melhor da gastronomia brasileira este ano, o evento que chega a sua 6ª edição, apresentando uma semana com mais de 60 atrações que valorizam a cultura gastronômica, da origem ao prato, entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro.

Nos dias 3 e 4 de outubro, acontece o seminário “CULTIVAR: conversas sobre gastronomia da origem ao prato”, aberto ao público com o objetivo de incentivar as discussões acerca dos alimentos e reunir profissionais do setor para abordar temáticas relevantes e apresentar cases. O evento será realizado no auditório da Globo Minas.

Já nos dias 5 e 6 de outubro, o tradicional Festival Fartura reunirá chefs e produtores de todas as regiões do Brasil, aulas interativas, as melhores receitas para o público, além de shows e apresentações cênicas. O evento será realizado, em frente à sede da Filarmônica MG, no Barro Preto. “A gastronomia tem um poder transformador que vai além do entretenimento. Por isso decidimos ampliar as atividades para uma semana, incluindo ações que promovem o conhecimento, discussões relevantes acerca do tema e também articulando uma programação destinada ao social, com intervenções em escolas, mostrando que a gastronomia pode ser um caminho para o futuro das crianças”, explica o idealizador do Projeto Fartura – Comidas do Brasil, Rodrigo Ferraz.

Dentre a vasta programação, destaque para o fim de semana, dias 5 e 6 de outubro, quando o público terá a oportunidade de vivenciar mais uma edição do já tradicional Festival Fartura – Comidas do Brasil Belo Horizonte. São mais de 60 chefs e profissionais da gastronomia. Shows musicais e performances também fazem parte da programação artística. A participação é gratuita, mediante retirada de convite no Sympla, e é feito um chamamento para a doação de alimentos não-perecíveis (não obrigatória) na entrada do evento.

Nos estandes do Espaço Chefs e Restaurantes, o público tem a oportunidade de apreciar pratos, petiscos e doces de importantes nomes da gastronomia do Brasil. Entre os confirmados, estão: Thiago Paraíso (Ouriço – DF), Jonatas Moreira (Akuaba – AL), Leo Magni e Liliana Andriola (Mandarinier Gastronomia – RS), Talita Viza (Alento Sorvetes – MG), Bitaca da Leste – MG, André de Melo (Seuburguer – MG), O Granulado – MG, Paulo Anijar (Santa Chicória – PA), João Lombardi (Ora Pro Nobis – MG), Mariana Gontijo (Roça Grande – MG), Luiz Miranda de Resende (Café com Prosa – MG), Ronaldo Souza e Raquel Brandão (Du Pain – MG).

Nos espaços Origem ao Prato ocorrem cozinhas ao vivo, onde o público assiste de pertinho o processo do chef na cozinha, seus segredos e truques em receitas especiais. Nesta edição, há participação de nomes como Willian Vieira (Terroir Gastronomia – SC), Juliano Caldeira (consultor gastronômico do Albanos), Eliza Fonseca (Bar da Lora – MG) e muito mais.

Como gastronomia também promove aprendizados diversos, o Espaço Conhecimento traz aulas com degustação, abordando cases e aspectos culturais culinária de diversos locais do país. Entre os convidados, o público poderá aprender mais com Cesar Adames (SP), Rosi Barbosa (MG), Paulo Anijar (PA), Eduardo Girão e Juliana Ustra (MG).

No Fartura, o público também tem a oportunidade de aprender com o chef no Espaço Interativo, local que conta com diversas aulas práticas. Será possível colocar a mão na massa com Willian Vieira (Terroir Gastronomia – SC), Caetano Sobrinho (Caê Restaurante e Bar – MG), Américo Piacenza (Cantina Piacenza – MG), entre outros chefs.

Produtos e Produtores descobertos nas Expedições Fartura também fazem parte das atrações do Festival e o público pode levar os mais diversos produtos e quitutes artesanais para casa.

Para deixar o evento ainda mais gostoso, acontecem shows e apresentações cênicas durante os dois dias de Festival. Os Festivais Fartura de 2019 já passaram por Belém, Brasília, São Paulo e Tiradentes. Até o fim do ano, Porto Alegre, Fortaleza e Lisboa recebem edições do evento.

Anote!
Festival Fartura – Comidas do Brasil Belo Horizonte
Datas: 30 de setembro a 06 de outubro

Horários e locais:
03 e 04/10 – “Cultivar: conversas sobre a gastronomia da Origem ao Prato” – Auditório da TV Globo Minas – Av. Américo Vespúcio, 2045 – Caiçara.

Quinta– 03/10
10h às 11h – Abertura
11h às 12h – Negócio e gastronomia – Casos de empreendedorismo na cidade e no campo
Com Valéria Taroco (Massa Artesanal da Filó, São João del Rei, MG) e Ian Baiocchi (chef de cozinha e restaurateur, Goiânia, GO)
Mediação: Luiza Fecarotta – Curadora gastronômica do Projeto Fartura
12h às 14h30 – Intervalo
15h às 16h30 – Formas conscientes de servir – Como os restaurantes têm explorado as formas de servir e como isso interfere na relação com a origem dos ingredientes, no respeito ao meio ambiente e na criatividade dos cozinheiros
Com César Costa (Corrutela, SP), Viviane Gonçalves (Chef Vivi, SP) e Gabriella Barretto (Chou e Futuro Refeitório, SP)
Mediação: Luiza Fecarotta – Curadora gastronômica do Projeto Fartura
16h30 às 17h30 Green Gaps – Um estudo sobre percepções e hábitos relativos à sustentabilidade
Com Érica Campbell – Diretora de Digital Consumer Experience da Electrolux – América Latina

Sexta – 04/10
10h às 11h30 – Cultura: o que fica e o que se transforma – Conversas sobre o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e as tradições culinárias
11h30 às 13h – Da cidade ao campo – Por que pessoas têm trocado a esfera urbana pela rural e como isso resulta num estilo de vida mais sustentável
Com Rafa Bocaina (Curiango Charcutaria Artesanal, Silveiras, SP), Cláudio Ruas e Amana Castelo Branco (Casal Gastrô , Resende Costa, MG) e Rene Seifert (Pão da Casa, Colônia Witmarsum, PR)
Mediação: Luiza Fecarotta – Curadora gastronômica do Projeto Fartura
13h às 14h30 – Intervalo
15h às 16h30 – A comida do futuro – Comer é um ato político: como o que comemos hoje interfere no que vamos comer amanhã
Com Alessandra Luglio (nutricionista – Sociedade Vegetariana Brasileira), Hans Eberhard Aichinger (gerente na área de turismo e produção de Alimentos e Bebidas do Senac MG), Valter Palmieri Jr (economista) e Marcos Livi (A Ferro e Fogo, Dona Inah e A Vida é PANC – São Paulo, SP)
Mediação: Luiza Fecarotta – Curadora gastronômica do Projeto Fartura

05 e 06/10 – Festival Fartura BH – Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h. Rua Tenente Brito Melo – Barro Preto.
Retirada de convites: clique aqui

Categorias
Gastronomia
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR