ESPETÁCULO DISCUTE A OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS

ESPETÁCULO DISCUTE A OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS

O evento é gratuito e será apresentado em três espaços em Contagem
CRédito Andreia de Carvalho

De 5 a 7 de julho, o Coletivo Corurbana, coordenado pelo Grupo Trama de Teatro estreia o espetáculo performático “Cidade Cimento”, que levanta questões sobre a ocupação do espaço público e problematiza o processo de urbanização.

A peça será apresentada em três espaços públicos da cidade de Contagem: Espaço Popular, Praça Irmã Maria Paula (Petrolândia) e Praça da Glória, com entrada gratuita.

O espetáculo, que tem direção de Juliana Pautilla e Manu Pessoa, veio do processo de oficinas teatrais realizadas pelo Grupo Trama de Teatro, no primeiro semestre de 2019, como um dos Pontos de Cultura de Contagem. 

O cimento é feito a partir da mineração do calcário e misturado ao gesso, é símbolo do progresso. Mas uma cidade é feita de cimento ou de pessoas? De terra ou de concreto? Quantos rios soterrados? Quantas águas engarrafadas das suas nascentes? Que cultura queremos criar como ato símbolo de nossa própria história?

A ação artística propõe a ocupação estética de espaços públicos das cidades, sob o ponto de vista de jovens urbanos, como forma de refletir sobre o desenvolvimento destes centros. “Fizemos entrevistas com os moradores da cidade de Contagem e todos eles disseram que ficaram felizes quando chegou o ‘progresso’, quando asfaltaram tudo, mas essa coisa do ‘progresso’ é a mesma coisa que a engessa, que muitas vezes mata a cidade, que traz essa dinâmica de uma cidade que é construída em prol do cimento, em detrimento das pessoas, e a ideia do espetáculo é se apropriar desse cimento”, diz Gabriel Vinícius, do coletivo Corurbana.

O Coletivo, formado por jovens atores e atrizes da cidade de Contagem, foi criado a partir do resultado das oficinas de teatro realizadas pelo grupo Trama em 2019.

O espetáculo é realizado com recursos do Ponto de Cultura de Contagem – Realização Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Contagem e Ministério da Cidadania.

Crédito Adreia de Carvalho

Anote!

Cidade Cimento – Espetáculo performático
Direção:  Juliana Pautilla e Manu Pessoa
Coordenação artística: Grupo Trama de Teatro
Atuação: Coletivo Corurbana
Data/local:
Dia 05 de Julho – 20h30 – Espaço Popular (escadaria da Igreja São Gonçalo) – Centro
Dia 06 de julho – 16h – Praça Irmã Maria Paula – Petrolândia
Dia 07 de julho – 16h – Praça da Glória – Eldorado
Duração: 1h
Entrada Gratuita
Classificação etária: livre
Acessível em Libras

Categorias
ETC...
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR