COMEMORE DIA INTERNACIONAL DA CERVEJA HARMONIZAÇÕES

CONHEÇA DELICIOSAS HARMONIZAÇÕES COM CERVEJAS

Confira quais comidinhas combinam com os estilos de cerveja
Ph: FreePIk

Cervejeiros do planeta terra, uni-vos! Afinal amanhã é tempo de comemorar internacionalmente o dia de uma das bebidas mais consumidas no mundo, sim ! Ela, a cerveja nossa de cada fim de semana!

E para celebrar o Dia Internacional da Cerveja, que é comemorado todas as primeiras sextas-feiras de agosto, nada melhor do falamos em como combinar brejas com comida boa!

Garrett Oliver, mestre-cervejeiro da Brooklyn Brewery e autor do livro “A Mesa do Mestre Cervejeiro”  diz que a cerveja “é capaz de transformar cada refeição decente que você faz em uma experiência gustativa interessante e memorável. Ela pode aguçar seus sentidos e fazê-lo prestar atenção no que está acontecendo em seu palato. Dar um pouco de atenção – tanto à sua comida quanto à sua cerveja – faz a diferença entre uma vida culinária meramente satisfatória e uma repleta de sabores ricos ilimitados”.

Seguindo o conselho do mestre, vamos ao que interessa, o que combina com o que?

 Pilsen
Este estilo requer pratos leves, com alimentos não muito fortes. Pastéis, aperitivos não gordurosos como queijo, azeitona e mandioca são boas pedidas. Outros petiscos como  nozes, castanhas e  amendoim também combinam muito com a Pilsen. Alguns frutos do mar como camarão, lagosta e peixes também caem bem.

IPA
O meu estilo favorito claro que não poderia deixar de estar  aqui. As cervejas Indian Pale Ale são  mais amargas, por isso, elas combinam  com alimentos mais temperados e gordurosos. Uma boa pedida para acompanhar um churrasco é uma IPA já que esse estilo vai muito bem com carnes em geral de preferência aquelas mais gordurosas. Outros alimentos que também são responsáveis pela harmonização de cervejas IPA são pizzas com recheios  nachos, pimentões recheados e salmão.

Weiss – Cerveja de trigo
A harmonização de cervejas de trigo é um pouco mais complexa, já que existem tipos variados que podem variar com diferentes alimentos. Elas podem combinar desde comida mexicana bem apimentada até saladas leves e comidas de boteco. O importante é que os alimentos não contenham temperos muito fortes que possam quebrar a harmonização do trigo.

American Pale Ale
A harmonização da APA e também é versátil. Esse tipo de cerveja combina com frutas como abacate combinam com a APA quando usadas em pratos como guacamole ou em saladas. Amêndoas, amendoim e castanhas também são aperitivos que caem bem. Carne com chilli, taco e burritos também são boas pedidas para a APA, Ela combina com vários tipos de carnes, que variam de frutos do mar a frango assado, hambúrguer e frituras. No geral são alimentos mais fortes e temperados.

Malzbier
Essa é a cerveja que mais conversa com as sobremesas.Pratos s como Appfeltrudel, cheesecake, chocolates, pizzas doces e sorvetes são ótimas para combinar com a Malzbier. Outras sobremesas que também trabalham essa harmonização são tortas de frutas, em especial de frutas vermelhas, morango e maçã. A cerveja é levemente adocicada e possui aroma característico de caramelo em sua composição.

Amber Lager
A harmonização de cervejas do tipo Amber Lager é  versátil. Ela combina com pratos e petiscos como: Frango assado, frito ou grelhado; Carne branca, como peru, peixe e frango; Carnes pouco gordurosas e vermelhas, como churrasco; Siri;Amendoim; Batata frita; Pizza eHambúrguer

Porter
Carnes não tostadas, mas bem passadas, são ótimas para combinar com a Porter, principalmente quando regadas ao molho barbacue ou quando são mais apimentadas. Alguns tipos de queijo como gorgonzola, o gouda e o parmesão, que são queijos com sabores bem mais fortes e acentuados também vão vem. Sobremesas também são bem vindas, como mousse de chocolate ou de frutas mais fortes, como maracujá, bolos e tortas de chocolate. Em geral, doces mais fortes e preparados com chocolate combinam melhor com a Porter.

Você sabia…

* que cerveja estupidamente gelada prejudica a degustação?

No Brasil, o clima quente nos acostumou a tomar cerveja muito gelada. Isso torna os aromas da bebida menos voláteis e, por isso, menos perceptíveis. Além disso, esse hábito amortece as papilas gustativas, nos impossibilitando de sentir nuances importantes no momento da degustação.”A temperatura ideal para servir a cerveja varia conforme o estilo. Alguns deles a gente indica beber um pouco mais gelados – mas nunca abaixo de 0°C -, outros apenas resfriados, podendo chegar até 16°C”, pontua Luiza Lugli Tolosa, sócia-fundadora da cervejaria Dádiva.

* que cerveja combina com o frio – tanto quanto o vinho?

A gente associa muito o frio com o vinho, mas temos estilos de cervejas complexos, encorpados e de alta graduação alcoólica – como as Barley Wines, as Stouts, as Weizenbocks, entre outras – que são perfeitos para o outono/inverno. Alguns exemplos trazem na receita, inclusive, ingredientes como café, chocolate, frutas típicas climas frios, entre outros ingredientes.

*que a combinação de cervejas e queijos é maravilhosa?

Existem inúmeros estilos de cervejas e alguns deles trazem grande complexidade, o que torna a brincadeira de harmonizá-los com os queijos muito interessante. Além disso, a carbonatação da cerveja entra como agente de limpeza das papilas gustativas, algo muito útil na combinação com queijos gordurosos. Para quem não está iniciado no universo dessas harmonizações, o ideal é pensar de forma bem básica: queijos mais leves com cervejas mais leves; queijos pesados, gordurosos, duros e cascudos combinando com cervejas mais fortes.

Ah, e uma dica valiosa: procure degustar primeiro o queijo e depois a cerveja.

* que existem cervejas escuras perfeitas para serem degustadas nos dias mais quentes?

Costuma-se associar cervejas escuras aos dias frios, mas, como já vimos acima, são outras características que vão ditar isso, e não a coloração. Entram na análise o corpo da cerveja, o teor alcoólico, a complexidade. Existem cervejas claras que trazem sensação de aconchego nos dias frios e cervejas escuras leves que são perfeitas para as estações mais quentes.

* que o copo influencia no momento da degustação?

E não é pouco! A taça ou copo em que você coloca a cerveja pode influenciar, inclusive, na retenção de espuma da cerveja e nos aromas que sentimos ao degustá-la.

Para trazer informações tão variadas  sobre as brejas contei com conteúdo vindo direto de dois  sites massa que também merecem a sua visita: o Cerveja e Malte e o Homini Lúpulo e também da Cervejaria Dádiva

Categorias
destaqueGastronomia
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR