CINEBH DESTACA PRODUÇÃO NACIONAL NOS GRANDES FESTIVAIS

CINEBH DESTACA PRODUÇÃO NACIONAL NOS GRANDES FESTIVAIS

Evento tem programação gratuita e acontece em cinco espaços culturais da capital
A Vida Invisível

De hoje, 17 de setembro, até dia 22, a capital mineira recebe a 13ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte.

Durante os seis dias de programação gratuita, a mostra exibe 85 filmes nacionais e internacionais, entre pré-estreias e retrospectivas (24 longas, 3 médias e 58 curtas-metragens), num total de 43 sessões, produções de 11 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de seis países – Argentina, Brasil, Colômbia, EUA, França e Portugal.

“A Mostra CineBH é um espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual. A cada edição renova seu compromisso de estabelecer diálogo entre as culturas, ampliar as oportunidades de negócios para o cinema brasileiro e promover a conexão de profissionais com o mercado audiovisual em intercâmbio com o mundo”, destaca Raquel Hallak, coordenadora geral do evento.

Crédito Léo Lara

Abertura
Nesta terça, dia 17, às 20 horas, no Cine Theatro Brasil Vallourec, a Universo Produção, empresa responsável pela Mostra CineBH, fará a entrega do Troféu Horizonte à produtora mineira Filmes de Plástico, homenageada desta edição que completa uma década de atuação e se tornou um dos casos mais interessantes e conhecidos de projeção mundial do cinema brasileiro.

Na sequência, o público poderá assistir, em pré-estreia nacional, “A Vida Invisível”, novo longa-metragem do diretor cearense Karim Aïnouz, que saiu vencedor da mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes (em maio) e acaba de ser escolhido para representar o Brasil no Oscar 2020. O filme é uma adaptação do romance de Martha Batalha sobre duas mulheres enfrentando opressões e dificuldades na sociedade brasileira dos anos 1950.

Tanto a escolha da homenageada, quanto a escolha do filme de abertura dialogam com a temática central da Mostra desta edição, “A internacionalização do cinema brasileiro e os desafios para o futuro”, que será apresentada em performance durante a abertura e, no decorrer da programação, em filmes e debates com a proposta de gerar uma reflexão sobre a presença marcante da produção brasileira nas telas dos festivais e eventos internacionais.

Cinco espaços culturais da cidade vão receber o evento: Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), Sesc Palladium, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro Sesiminas e MIS Cine Santa Tereza.

A 13a Mostra CineBH também englioba o Brasil CineMundi – 10th International Coproduction Meeting, importante evento de mercado que celebra uma década de realização promovendo a conexão entre a produção brasileira e a indústria audiovisual internacional, além de ser um espaço formação, difusão de ideias e de projetos de coprodução. A Mostra ainda conta com debates, masterclasses, painéis, oficina, workshops, Mostrinha, sessões cine-escola e atrações artísticas.

A programação completa está no site da Mostra

Anote!

13ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
Data: 17 a 22 de setembro de 2019
Locais: Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), Sesc Palladium, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro Sesiminas e MIS Cine Santa Tereza.
Patrocínio: Mater Dei, Copasa/Governo Dd Minas Gerais
Patrocínio Brasil CineMundi: BRDE/FSA/ANCINE
Parceria Cultural: Sesc em Minas
Apoio: Ministério das Relações Exteriores, Embaixada da França no Brasil/Instituto Francês Brasil para o Estado de Minas Gerais, Inhotim, Instituto Goethe, Dotcine, Mistika, Ciario, Parati Films, Ctav, Rede Globo Minas, Mis Cine Santa Tereza, Appa.
Cooperação Brasil CineMundi: Torinofilmlab, Biobiocine, Conecta – Chile Doc, Chiledoc, Maff, Docsp, Docmontevideo, Ventana Sur, Projeto Paradiso
Idealização e Realização: Universo Produção
Secretaria Especial De Cultura | Ministério Da Cidadania| Governo Federal
Lei Federal De Incentivo A Cultura
Este Evento É Realizado Com Recursos Da Lei Municipal De Incentivo À Cultura De Belo Horizonte

Categorias
ETC...
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR