BRUMADINHO GOURMET ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA

BRUMADINHO GOURMET ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA

Evento ocorrerá na praça de Casa Branca entre os dias 6 e 8/09

É muito bom ver festivais de gastronomia prosperando em todo o Brasil e melhor ainda quando eles acontecem no interior, já que conseguem exaltar a gastronomia local e levar novidades aos habitantes. Neste fim de semana (06 a 08/09), a partir de 10h, com entrada gratuita, acontece a 11ª edição do Brumadinho Gourmet, um festival que já se tornou tradição entre os moradores da cidade e também os da capital.

Além de levar boa mesa às pessoas o festival também tem como um de seus pilares agregar a mão de obra local e divulgar toda a rede de turismo da região, que foi tragicamente afetada pelo rompimento da barragem da Vale, em janeiro deste ano. Assim sendo, valorizar e fomentar a economia local é algo que se mostra essencial neste momento. “Um evento desse porte ajuda a trazer turistas para uma área que passou a ser renegada, faz com que as pessoas voltem a enxergar Brumadinho como uma cidade turística com potencial gastronômico, com potencial hoteleiro para ser visitada por famílias”, afirma o chef Gabriel Fonseca. Andréa Drummond, do Verde Folhas, acredita que o turismo é saída mais adequada para a região, numa cadeia econômica que envolve mais de 120 serviços. “É preciso que seja realmente reconhecido que o turismo é a forma mais sustentável para Brumadinho”, defende.

O festival acontecerá na  praça de Casa Branca, distrito de Brumadinho, Minas Gerais. O público poderá conhecer, a preços populares (entre R$20 e R$25), pratos desenvolvidos por 10 restaurantes participantes, harmonizando carnes, queijos, cervejas, doces e drinks.  Nesta edição serão seis restaurantes de Brumadinho e região (Yakitori,Massa da Casa, Verdes Folhas, Alho Poró, Ticontrei e Rota V8) e quatro de Belo Horizonte como por exemplo:Boi Vitório, Omilía, Chef Val Delícia, além de apresentação do Chef Charles Saliba, vencedor do Chef Brumadinho Gourmet 2018.

O Brumadinho Gourmet  ainda promoverá concursos gastronômicos (Chef Brumadinho Gourmet e Cozinheira de Mão Cheia) e uma ampla programação cultural, com diversos shows musicais, entre ele o cantor Dudu Nobre  no sábado (07) e espaço kids, além atividades de fomento à economia local. A programação também traz como destaque aulas-show com os renomados chefs Érick Jacquin (domingo, às 11h)  e Ivo Faria (sábado, às 11h).

O tema deste ano são as PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais), tema  este que é  e intimamente ligadas à tradição e riqueza culinária da região. O público poderá desfrutar de criações harmonizadas como Risoto de linguiça com queijo canastra, cogumelos, tomate assado e gremolata de azedinha; Bolinho de Taioba com catupiry e queijo minas acompanhado de creme de milho e farofa de bacon; linguiça defumada com ragú de flor de Beldroega; banana chips com limão capeta e flor de capuchinha; boi na chapa com polenta frita e vinagrete de umbigo de banana; dentre outras. Dentre os drinks exclusivos os presentes conhecerão coquetel de jasmim, cachaça com flor de sabugueiro, violeta e rosas, drink molecular, de ouro comestível, espaguete de caipirinha e caviar espumante.

Com atividades culinárias demonstrativas, alunos de gastronomia executarão pratos durante o evento para a plateia, júri e chefs. Depois de degustados e avaliados, será eleito o Chef Brumadinho Gourmet 2019, que assumirá um restaurante dentro do evento na edição 2020, além de bolsa de curso de gastronomia. Cozinheiras da região também participam executando diante do público seus melhores pratos, cuja votação elegerá o Cozinheira de Mão Cheia, igualmente valorizando a culinária tradicional e regional e com premiações.

Anote!
11° Brumadinho Gourmet – Gastronomia, Arte e Cultura

Data: 6, 7 e 8 setembro (sexta e sábado de 10h às 0h, domingo de 10h às 22h)
Local: Avenida Casa Branca – Praça Central de Casa Branca – Brumadinho – MG
Ingressos: gratuito
Transporte: HT Happy Travel. Reservas: (31) 4117-0333.

Categorias
Gastronomia
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR