BH CULT INDICA: GUILHERME CASTRO

BH CULT INDICA: GUILHERME CASTRO

Músico acaba de lançar seu novo disco, Fábula Rasa
Crédito: Vitor Maciel

“Um álbum mais intimista, feito de maneira artesanal, orgânica, acústico e com bastante reflexão acerca dos arranjos, das sonoridades, das interpretações e das letras”. É assim que Guilherme Castro descreve Fábula Rasa, seu novo disco, lançado em abril de 2018.

O projeto começou em 2015, e foi feito de modo bem pensado, em um processo mais lento. “Isso tudo veio de mudanças em minha vida com a chegada do meu filho e o sentimento de paternidade que aflorou desse processo”, explica.

O disco, conta, “foi feito nos intervalos possíveis de uma vida de recém-pai. Como não consegui financiamento/patrocínio, acabei fazendo tudo de maneira mais auto produtiva, tocando quase todos os instrumentos e fazendo os arranjos”.

Ilustração Isabel Castro

O nome é um trocadilho com a expressão em latim “tabula rasa”, que significa página em branco. “Algo que alguns dizem que somos ao nascer. Mas para mim, na verdade, somos a história que escrevemos sobre nós mesmos, nossas escolhas, sonhos e desejos, sucessos e fracassos. Somos essa fábula rasa escrita sobre essa tabula rasa. Daí, veio o nome”.

Para este disco, o músico buscou referências em outros trabalhos, como Pink Moon de Nick Drake, Sky Blue Sky do Wilco, Space Oddity do David Bowie.

“Fui fazendo essa construção, gravando os instrumentos eu mesmo, escrevendo os arranjos para quarteto de cordas, colocando músicas novas e tirando outras, até chegar nesse conceito do Fábula Rasa”, comenta Guilherme.

Castro – que também é produtor, arranjador, pesquisador e professor -, explica que, como as músicas nasceram a partir do violão, ele acabou optando por coisas mais acústicas que dialogassem com o folk.

Além do músico, o disco teve apenas a participação de um quarteto de cordas – composto por Rodrigo Bustamante, Joanna Bello, Marcelo Nébias e Francisca Garcia.

Este é o segundo trabalho solo autoral do músico, que em 2010 lançou “Gastrophonic”. Guilherme também faz parte da banda Somba e da Orquestra Mineira de Rock.

Ouça Fábula Rasa

Youtube: https://youtu.be/GcQa396MmTs
Apple Music: https://itunes.apple.com/ca/album/f%C3%A1bula-rasa/1372932410
SoundCloud: https://soundcloud.com/guilherme_castro/sets/fabula-rasa
Google Play: https://play.google.com/store/music/album/Guilherme_Castro_F%C3%A1bula_Rasa?id=Bexae5lbvua27ly7bqtevr67mfi
Spotify: https://open.spotify.com/album/3Ey9jyxRCYU41V2TU13E8J
Deezer: http://www.deezer.com/album/61498742?utm_source=deezer&utm_content=album-61498742&utm_term=226475663_1524587893&utm_medium=web

Categorias
BH Cult Indica
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR