AFFONSINHO LANÇA ‘CERTEZA?’ NOS DIAS 3, 4 E 5

AFFONSINHO LANÇA ‘CERTEZA?’ NOS DIAS 3, 4 E 5

01/08/2017 0 Por admin bhcult

Esta é uma semana muito especial! É o lançamento do 14º álbum da carreira brilhante de um dos meus músicos preferidos: Affonsinho. Não bastasse eu ser fã do trabalho, a vida me deu de presente a possibilidade de ser amiga dele (contei essa história aqui) e de poder acompanhar de perto a doçura e o olhar sempre otimista em relação às coisas. Affonsinho tem o grande dom de conseguir ver poesia em tudo, o que ele transfere brilhantemente para as suas composições. 

E foi assim que nasceu “Certeza?”, novo disco que será lançado nos dias 3, 4 e 5 na Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes.  São 11 faixas autorais que passeiam por sonoridades e temas variados. Da faixa-título, que fala sobre as “certezas” de um mundo repleto de incertezas; às delicadas “Bailarininha” e “O Meu Pai Tava Triste”, dedicadas às filhas do artista; passando pelas questões existenciais em “Perdoar Meus Heróis”,  “Papo Cabeça”, “Encontrar Quem Te Entenda”, e também por canções românticas, como “Saber Gostar” e “Quero da Gente um Poema”.

O disco conta com a produção de Frederico Heliodoro, filho do Affosninho, que trouxe para as novas composições sua experiência na música instrumental e também na recente turnê por diversos países com o guitarrista norte-americano Kurt Rosenwinkel.

18342336_10156212305514625_6023440535261526491_n“O lançamento desse disco é muito importante pra mim, pois tive o prazer imenso de produzir esse trabalho do meu pai. Conhecendo-o há 29 anos e tocando com ele desde criança, conheço seus caminhos, seu pensamentos e suas paixões musicais. No meio de conversas, veio a idéia dessa produção. Ele me mandou as músicas em versões “voz e violão” e eu comecei a trabalhar nos arranjos aqui em casa. Finalizando um a um e mandando pra ele, esperando a aprovação e negociando idéias (rs). No fim das contas, mesmo sendo suspeito pra falar, o resultado foi o melhor disco do Affonsinho já feito. Todas as músicas são lindas, hits, com letras no melhor estilo ‘affonsiniano’ e fiquei muito feliz de ele ter me confiado a produção e os arranjos”, contou Fred.

Conversamos com Affonsinho sobre o novo trabalho e os shows de lançamento. Confira:

BH Cult: Como você descreveria seu novo trabalho?
Affonsinho: É uma continuação de tudo que já fiz, mas com uma roupagem completamente nova, feita com os arranjos do Frederico Heliodoro, misturando suas influências do jazz, Clube da Esquina, blues,  com meu jeito de compor. É um disco mais sofisticado, mais trabalhado, com muito vocal, arranjos diferentes e muita harmonia complicada.

FOTO TRATADA BEST 02 (1)

Studio Tertúlia/Divulgação

BHC: Como funciona seu processo de compor? Que tipo de coisas te inspiram?
Aff: Minhas inspirações são muitas, acho que a vida, os amigos, as conversas com os amigos, interações em redes sociais. É como o trabalho de um escritor mesmo, misturo um pouco de mim, com um pouco de histórias que já ouvi ou que li sobre. Não são só letras autobriográficas, muitas vezes através das canções eu realizo sonhos, vivencio situações que não vivi na vida real. E as influências são muitas, desde os clássicos do jazz americano que meu pai ouvia muito, Beatles, MPB, Tropicalismo, Clube da Esquina, rock e blues.

Para compor, tudo que vem eu vou gravando no celular de primeira. Ai, deixo lá pra ouvir dali a uma semana. Se depois eu continuar gostando do que gravei, começo a trabalhar na letra, e transformá-la numa canção. Algumas músicas aparecerem inteiras, como a que fiz pra minha filha Laura, “Meu pai tava triste”. Estava no estúdio meio triste e chateado, e ela mandou uma mensagem carinhosa no whatsapp. Isso me inspirou, fiz a música em 5min. Mas, geralmente o que me inspira a escrever são temas ligados ao amor e as dores existenciais.

BHC: “Certeza?” foi produzida pelo Frederico Heliodo, seu filho. Como foi esse trabalho?
Aff: A produção do Fred foi algo muito prazeroso pra mim. Ele é um cara que se desenvolveu musicalmente muito bem, seguiu um outro caminho diferente do meu, da música instrumental, principalmente, do baixo, do jazz. Então, quis trazer as influências musicais dele, e o ouvido antenado na modernidade, para o disco. A gente misturou com as minhas músicas e isso modifica tudo, você põe uma roupa completamente diferente numa música que você vesteria de outro jeito, isso é muito legal. Tentei não ser pai, respeitei as opiniões e ideias dele, e foi um trabaho de profissional para profissional. Deu muito certo essa nossa combinação.

BHC: O disco novo conta com algumas participações. Fale um pouco sobre elas.
Aff: Em todo disco eu gosto de chamar muita gente porque gosto do envolvimento das pessoas com as minhas músicas e gosto de ouvir minhas músicas nas vozes de outras pessoas que eu admiro. Gosto mais das minhas músicas cantadas por outras pessoas. Neste disco tem a Mariana Nunes, que já gravou várias canções minhas e já cantou em vários shows, somos muito amigos; tem o Rafael Dias que é um cara que descobri na internet com um vozeirão; tem a Paulinha Bicalho (no caso eu mesma, rs), que também conheci na internet; tem a Íris que foi a mesma coisa, vi na internet; e tem a Lívia Itamborahy que descobri quando fui fazer aula de música e ela professora na ProMusic. Acho que cada um tem uma forma de contribuir para o trabalho com seu estilo, sua pegada, acho isso muito legal.

BHC: Sobre o show de lançamento, o que as pessoas podem esperar?
Aff: A ideia é mostrar o disco todo! É um desafio porque as pessoas ainda não conhecem as músicas. Mas a minha ideia é exatamente mostrar as novas composições para um público pequeno, mas um público fiel. ♥

19275051_10155575442572722_5378952588326762579_nA minha participação foi na música “Ah se pudesse com você”, uma letra linda sobre um amor proibido. Confira um trecho:

“Ah se pudesse com você, que bom seria
Mas você não quer meu coração não sei porque
Toda bandeira que eu já dei, você soprou
E o vento foi, levando meu amor pra onde eu nem sei…”

Eu sou APAIXONADA por essa música e essa letra linda! Affonsinho arrasa mesmo…


20507013_10212853420423910_4634166169662702242_o

SERVIÇO
LANÇAMENTO DE “CERTEZA?” – AFFONSINHO
Shows nos dias 3, 4 e 5 de agosto, de quinta a sábado, às 20:30h
Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537, Centro)
Ingressos à venda por R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Ou na internet, no site Ingresso Rápido
Informações: (31) 3236-7400
Evento no Facebook

E aqui, uma palinha de algumas músicas do disco novo:

 

https://www.facebook.com/affonsinho.heliodoro/posts/10212812987013100?pnref=story