9ª EDIÇÃO DO FESTIVAL VARILX DE CINEMA COMEÇA NESTA QUINTA, DIA 7

9ª EDIÇÃO DO FESTIVAL VARILUX DE CINEMA COMEÇA NESTA QUINTA, DIA 7

Circuito vai apresentar 20 filmes franceses inéditos e um longa clássico

A partir desta quinta, dia 7 de junho, Belo Horizonte será uma das mais de 60 cidades brasileiras a receber o Festival Varilux de Cinema Francês. Em sua nona edição na capital mineira, a mostra será exibida no Cine Belas Artes, no Cinemark Pátio Savassi e no Net Cineart Ponteio, com coordenação da Aliança Francesa BH.

Ao todo, serão 21 filmes: 20 longas da safra 2017 e 2018 e um clássico, o famoso “Z” (1969), de Constantin Costa-Gavras, premiado drama-thriller, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Edição, em 1970, que retrata o período de incubação do fascismo e das ditaduras militares.

Entre as produções praticamente inéditas no país, destaque para três películas da geração apelidada pela crítica de “nouvelle guarde”. “Custódia” (Jusqu’à la garde), de Xavier Legrand, acompanha a disputa de um casal pela guarda do filho. A obra venceu os prêmios de Melhor Direção e Melhor Primeiro Filme no Festival de Veneza.

Na linha da comédia dramática, “A Excêntrica Família de Gaspard” (Gaspard va au mariage), de Antony Cordier, trata sobre o adeus à infância, o desejo e o tempo; enquanto “O Poder de Diane” (Diane a les Épaules), de Fabien Gorgeart, aborda a temática dos novos modelos familiares, por meio do olhar de uma mulher que concorda em gerar o filho de um casal homossexual.

Outro ponto alto será o documentário “A Busca do Chef Ducasse” (La quête d´Alain Ducasse). Juntamente com o renomado chef de cozinha francês, o repórter e documentarista Gilles de Maistre faz uma viagem fascinante por cidades gastronômicas do planeta – o Brasil, inclusive, está representado, com o restaurante comunitário Refettorio Gastromotiva, na cidade do Rio de Janeiro, e o processo de produção e colheita de cacau em Ilhéus (BA).

Anote!

Festival Varilux de Cinema Francês 2018
Data: de 7 a 20 de junho
Locais:
Cine Belas Artes (rua Gonçalves Dias, 1.581);
Cinemark Pátio Savassi (Av. Do Contorno, 6.061, Savassi);
Net Cineart Ponteio (Ponteio Lar Shopping – BR-356, 2.500, Santa Lúcia)
Valor: São os mesmos praticados nos cinemas
Mais informações: http://variluxcinefrances.com/2018/cidade/belo-horizonte-mg/

Categorias
ETC...
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR