47 ANOS DO ABBEY ROAD - %%%%

47 ANOS DO ABBEY ROAD

Há 47 anos, em 1969, os Beatles lançavam o último álbum gravado por eles: Abbey Road. (O último disco lançado foi Let it be, em 70). Muitas histórias e lendas...

Há 47 anos, em 1969, os Beatles lançavam o último álbum gravado por eles: Abbey Road. (O último disco lançado foi Let it be, em 70). Muitas histórias e lendas existem por trás desse clássico do rock, considerado um dos mais importantes trabalhos dos Fab Four em toda sua trajetória.

Supostamente, o disco foi lançado em formato duplo, com pegadas diferentes, porque o lado A agradaria mais a John Lennon, e o B a Paul Maccartney.  Há quem diga que a capa reforça indícios de um boato espalhado na época sobre a morte de Paul num acidente de moto.

Os trajes vestidos por eles indicariam o velório de Maccartney: Paul está descalço e segurando o cigarro com a mão direita, apesar de ser canhoto. Lennon, vestido de branco, representaria o padre da cerimônia. George, de jeans, vestido de forma mais simples, o coveiro. E por fim, Ringo, de terno preto, o responsável ela cerimônia.

A lendária foto foi feita por  Iain Macmillan, que conhecia os Beatles por trabalhos feitos com Yoko Ono. Na manhã de 8 de agosto de 1969 – em pleno verão em Londres –, alguns policiais fecharam as ruas para que os músicos pudessem atravessá-la sem maiores problemas.

Em cerca de 15 minutos, Macmillan tirou seis fotos, enquanto os Beatles andavam de um lado a outro da rua Abbey Road, esquina com a Grove End, em uma região predominantemente residencial da capital da Inglaterra. As fotografias não utilizadas da sessão estão nos arquivos da Apple Corps, empresa fundada pelos Beatles.

O disco traz grandes composições de George Harrison, como “Something” e “Here comes the sun”, além de hits como “Come together”, “Because” e a trinca formada por “Golden slumbers / Carry the weight / The end”.

A capa do álbum também se tornou um grande sucesso. Além dos milhões de fãs que se fotografam atravessando a rua, a capa do álbum foi imitada e reproduzida por outros músicos e personalidades do entretenimento. O próprio Paul McCartney, em 1993, lançou o disco ao vivo Paul is Live, desmentindo todo o mito da sua morte ao recriar a capa de Abbey Road contrariando todos os elementos.

 

Ótima trilha sonora pra começar a semana. Então, aperte o play:
https://play.spotify.com/album/2Pqkn9Dq2DFtdfkKAeqgMd

 

Categorias
Música
Comente pelo Facebook

RELACIONADOS POR